Newsgame

Newsgames são jogos eletrônicos baseados em acontecimentos reais e em aspectos do jornalismo e das notícias. [1]

O termo newsgames abrange um vasto campo de trabalhos[2] produzidos na interseção entre o campo dos videogames e do jornalismo.[3] Esse gênero de jogos eletrônicos é geralmente baseado em histórias e acontecimentos reais, mas os newsgames também podem oferecer experiências fictícias baseadas em fontes reais. Segundo Welliton Carlos, a expressão pode se configurar como um formato[4] jornalístico, que passa por processo semelhante ao da midiamorfose ou convergência tecnológica, semelhante ao que propõe Roger Fidler. Para o pesquisador, os newsgames incrementam a era do jornalismo visual. Sob este viés, de passagem da infografia para os jogos, Welliton cita a criação do portal IG que trata da bateria de escola de samba Grande Rio como um dos exemplos deste novo formato.

Para Miguel Sicart, newsgames são jogos sérios baseados em eventos atuais, produzidos com a intenção de estimular o debate público. [1] Já o designer de jogos uruguaio, Gonzalo Frasca, um dos pioneiros no trabalho e pesquisa com newsgames, associa esse gênero de jogos eletrônicos às charges e cartuns políticos, que buscam transmitir uma opinião e fazer com que os jogadores analisem um determinado fato, notícia ou acontecimento, a partir de uma visão determinada pela mecânica e os objetivos do jogo. Esse processo é chamado por Ian Bogost de “retórica processual”.[5] No Brasil o gênero tem sido usado em sites de de publicações como Superinteressante, Estadão e G1. [6] O newsgame Filosofighters da Superinteressante, inclusive, atingiu repercussão internacional[7] numa apuração que explicava conceitos básicos de filosofia através de um jogo de luta.

  1. a b SICART, Miguel. Newsgames: Theory and Design,in Entertainment Computing – ICEC 2008, Lecture Notes in Computer Science, November 2009.
  2. FONSECA, André Azevedo da; CARUSO, Leonardo. «Os desafios editoriais dos NewsGames». Liinc em Revista. 10 (2): 691-702. Consultado em 18 de abril de 2019 
  3. "Newsgames: Journalism at Play," by Ian Bogost, Simon Farrari, and Bobby Schweizer.
  4. Silva, Welliton Carlos da (15 de abril de 2012). «NEWSGAMES: WEBJORNALISMO E CONEXÕES COM JOGOS ELETRÔNICOS». RENEFARA. 2 (2): 245–264. ISSN 2236-8779 
  5. "Newsgames: Procedural Rhetoric meets Political Cartoons" by Mike Treanor and Michael Mateas
  6. http://super.abril.com.br/blogs/newsgames/como-surgiram-os-newsgames-no-nucleo-jovem/
  7. http://www.pcgamer.com/2012/02/23/filosofighters-takes-the-phrase-battle-of-ideas-rather-literally/

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy